AELBRA apresenta calendário de pagamentos

Colega da ULBRA,

A direção do SINTEP VALES, na última quinta-feira (26/10), esteve reunida com o presidente da AELBRA para tratar do atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores da ULBRA e acerto das multas.

Na reunião a AELBRA confirmou a intenção, já manifestada ao SINPRO/RS, de regularizar os salários vencidos até o dia 14 de novembro, considerando os valores que serão repassados pelo Governo Federal em razão do FIES.

A AELBRA também sinalizou que pretende realizar o pagamento desses salários em atraso observando a seguinte programação:
27/10/2017 – Depósito de parte do saldo do salário de agosto.
03/11/2017 – Depósito do restante do salário de agosto.
08/11/2017 – Depósito do restante do salário de setembro e de até 30% do salário de outubro.
14/11/2017 – Depósito do restante do salário de outubro.

Vale lembrar que desde agosto de 2013 os valores existentes nas contas bancárias da AELBRA/ULBRA são arrestados pela 3ª Vara do Trabalho de Canoas/RS para pagamento prioritário dos salários dos trabalhadores.
Essa determinação decorre de uma ação cautelar ajuizada à época pelo SINTEP VALES e pelos demais sindicatos representantes das categorias que laboram na Ulbra.

Recentemente a Justiça do Trabalho, considerando que os valores que ingressam nas contas da ULBRA estão sendo insuficientes para o pagamento dos salários e para quitação das execuções trabalhistas, determinou a avaliação dos ativos da Universidade para análise de uma eventual transferência/venda judicial.

Nessa reunião, no entanto, a AELBRA reiterou o seu interesse na manutenção da administração da Universidade e informou que está realizando os esforços para recuperar a capacidade financeira para fazer frente a esses débitos.
A direção do SINTEP VALES nos próximos dias construirá junto com a categoria uma proposta a ser apresentada à ULBRA para acerto das multas normativas decorrentes desses atrasos e para estipulação de uma compensação aos trabalhadores em decorrência desse período de atrasos.