Sindicato cobra medidas da Rede Cenecista após denúncias de trabalhadores

Com salários de março e abril pagos em atraso, trabalhadores da Rede Cenecista entraram em contato com o Sintep Vales denunciando ainda outras irregularidades. Conforme as denúncias, a gestão quer reduzir a carga horária e, consequentemente, os salários, porém, não seguindo as regras impostas pela MP 936. “Pelas informações que recebemos, a mantenedora está pedindo, sob forma de ameaça de demissão, que os trabalhadores façam de próprio punho o pedido de redução de carga horária para transparecer que a iniciativa é deles. Isto é inaceitável. Em nenhum momento fomos procurados pela instituição pois por óbvio que somos totalmente contra tal prática”, afirmou a diretora de Administração do Sintep Vales, Georgina Giordani.

Ainda conforme a diretora do Sintep Vales, funcionários estão sendo informados que, se não houver redução de custos, unidades da Rede Cenecista serão fechadas. Além das ameaças, também houve denúncia de que trabalhadores desligados não estão recebendo as verbas rescisórias e os documentos para o saque do FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego.

Desde que receberam as primeiras denúncias, a direção do sindicato tenta contato, sem sucesso, com a mantenedora em Brasília. “Tentamos todas as maneiras possíveis de contato. Não obtivemos resposta, por isto, no início deste mês enviamos as notificações sobre as denúncias via correios, tendo assim provas para uma possível cobrança judicial”, finalizou Georgina.

A indicação do Sintep Vales é para que os trabalhadores não assinem nenhum pedido, e entrem em contato com o sindicato sempre que tiver qualquer dúvida ou denúncia. A assessoria jurídica informa também que está recebendo a documentação dos trabalhadores dispensados para ingressar com ações judiciais postulando o pagamento das verbas rescisórias e a expedição de alvarás para saque do FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego.