Como solicitar o seguro-desemprego durante a pandemia?

Atendendo os Decretos do Governo do Estado, as agências da FGTAS/SINE suspenderam os atendimentos presenciais pelo prazo inicial de 15 dias, a contar de 23 de março. Essa medida tem como finalidade evitar a aglomeração de pessoas nas agências e a proliferação do novo coronavírus.

Os trabalhadores que necessitarem dos serviços do FGTAS/SINE nesse período, em especial encaminhar o requerimento de seguro-desemprego, podem utilizar o site Emprega Brasil do Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

Para a solicitação através desse site o trabalhador deve clicar em “Quero me cadastrar”, ou na opção “Já tenho um cadastro”, e informar a senha de acesso, ou do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no formulário de requerimento do seguro-desemprego que foi fornecido pelo empregador. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Caso o empregador, em virtude da pandemia do novo coronavírus, não tenha ainda fornecido esse formulário impresso, entre em contato com o RH da Instituição e solicite esse número de requerimento.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o portal do FGTAS/SINE informa que é possível a abertura do recurso também através desse site.

Caso ocorra problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line, entre em contato através do telefone 158.

Também é possível solicitar o seguro-desemprego diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital disponível para smartphones com sistemas Android e iOS.

Com informações dos portais www.fgtas.rs.gov.br e www.servicosmte.gov.br acessados em 27/03/2020.