Sintep Vales entrega pauta de reivindicações ao Sindicreches

Após ser aprovada em assembleia, a pauta de reivindicações da Educação Infantil foi entregue ao Sindicreches na tarde de terça-feira (28). Diretores do Sintep Vales, e dos demais sindicatos representantes dos técnicos e administrativos, reuniram-se no Sintae, em Porto Alegre, para o primeiro encontro com o sindicato patronal.

Como principal ponto de pauta está o pedido de reajuste de 7,57%, retroativo a 1º de maio de 2018. Este índice representa o INPC/IBGE acumulado nos últimos dois anos, acrescidos de aumento real. As escolas que já concederam o reajuste salarial de forma espontânea, ou decorrente de Acordo Coletivo de Trabalho com o Sintep Vales, poderão deduzir o percentual de reajuste concedido, no limite de 2,50%.

Caso aprovado, os pisos salarial serão os seguintes:

1. a) Auxiliar de educação infantil (monitor, profissional de apoio e educador assistente): R$ 1.168,51 para a carga horária de 220 horas mensais;
  2. b) Trabalhadores em geral (servente, portaria e cozinheira): R$ 1.103,35 para a carga horária de 220 horas mensais;
  3. c) Auxiliares administrativos (secretaria): R$ 1.168,51 para a carga horária de 220 horas mensais;
  4. d) Serviços de apoio especializado (psicólogo, pedagogo e odontólogo): R$ 2.438,25 para a carga horária de 220 horas mensais;
  5. e) Instrutor de oficinas: R$ 9,15 por hora.

O sindicato patronal avaliará a pauta apresentada em assembleia no dia 5 de junho. Um novo encontro com os representantes do Sintep Vales será em 11 de junho, na sede do Sindicreches/RS.