Diretores do Sintep Vales presentes no 9º Conatee

Teve início na tarde de sexta-feira (26), o 9° Congresso Nacional da Contee, com o tema ‘‘Lutar e resistir: preservar a democracia e não perder direitos’’. No primeiro dia destaque para o lançamento do documentário realizado a partir dos depoimentos colhidos pela Comissão da Verdade da Contee.

No sábado, segundo dia de evento, a reflexão foi sobre “o golpe em curso no Brasil — incluindo os ataques à educação e aos trabalhadores e trabalhadoras — está inserido do contexto internacional de prolongamento da crise econômica mundial que eclodiu em 2008 e do crescimento global da extrema-direita”. O debate contou com a exposição de Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois, e Ariovaldo de Camargo, da Secretaria de Relações Internacionais da CUT. Também foi feita a apresentação e defesa da tese única dos técnicos administrativos, da tese de conjuntura educacional da Diretoria Executiva da Confederação e das propostas para o plano de lutas.

A tarde do segundo dia do 9° Conatee foi dedicada tanto à votação dos destaques ao plano de lutas educacional quanto à apreciação da proposta de reforma estatutária. Uma das principais propostas é uma nova composição da Diretoria da Confederação, com a ampliação do número de diretores e do número de secretarias, o que fortalece ainda mais a atuação da Contee.

O motivo é o próprio crescimento da Confederação, que, ao longo dos últimos quatro anos, recebeu novas entidades filiadas e, consequentemente, aumentou sua base de atuação. A ampliação foi aprovada com apenas uma abstenção. Além disso, a plenária também aprovou a reorganização das secretarias, uma vez que, além das novas pastas, algumas antigas também tiveram seus nomes alterados para dar mais precisão às suas competências.

Participaram do 9º Conatee os diretores Alexandre Wociechoski*, Wilson Groth, Geni Therezinha da Silva, Leandro Rodrigues da Silva, Georgina Giordani*, Carmem Lucia Pereira, Délcio Gomes da Silva, Lauro Moreira da Rosa e Adriano Francisco da Silva.

*Diretores do Sintep Vales que estiveram no evento representando a Feteesul.

Os documentos podem ser conferidos aqui

Com informações da Contee